Sou jogador de Pokémon GO há bastante tempo e sempre encontrei no jogo uma forma divertida de explorar as belezas da minha cidade, conhecer novos lugares e, principalmente, contribuir para que outras pessoas também tivessem uma melhor experiência. Sempre gostei de sair para fotografar pontos de interesse e enviar novas indicações, algo que faço com cuidado e carinho, pensando em como cada novo PokeStop pode tornar a jornada de outros jogadores mais empolgante.
Minha intenção sempre foi melhorar a experiência de jogo para mim e para os demais jogadores, especialmente em áreas com poucos pontos de interesse.
Hoje recebi uma penalidade de 30 dias, válida até o dia 21 de novembro. Confesso que foi algo extremamente frustrante.
A indicação em questão não representava qualquer tentativa de obter vantagem dentro do jogo, tendo sido feita em uma célula já ocupada, próxima a outro PokeStop que eu havia submetido anteriormente. Entretanto, reconheço que por esse motivo posso ter me descuidado na fixação da da localização extata em alguns metros de distância, o que levou a uma situação contrária ao que eu realmente pretendia, ocasionando a violação de regras de submissão. Apesar do equívoco, em nenhum momento houve qualquer intenção de agir fora das diretrizes da comunidade. Tudo o que eu queria era contribuir, reforçando a rede de PokeStops, Pontos de Energia e Ginásios em uma região que ainda carece desses recursos.
O mais desanimador é saber que, por causa dessa suspensão, ficarei impossibilitado de participar do evento “Wild Area”, nos dias 15 e 16 de novembro, um dos eventos mais aguardados do ano. No ano passado, inclusive, já não pude participar, pois estava residindo em uma cidade do interior do estado. Tinha me programado para este, e a expectativa era grande.
Sempre acreditei que o espírito do Pokémon GO é o de explorar, descobrir e compartilhar. Tenho dezenas de submissões aprovadas, algumas inclusive destacadas no próprio site do Wayfarer, o que sempre me deu um enorme orgulho. Mas é desanimador perceber que uma simples tentativa de contribuir possa resultar em uma punição tão severa.
Não escrevo este texto como uma reclamação, mas como um convite à reflexão. Muitos jogadores, como eu, dedicam tempo e esforço para tornar o jogo melhor, especialmente em regiões com poucos pontos de interesse. No entanto, punições tão duras acabam desestimulando essa colaboração espontânea, que sempre foi parte essencial da comunidade.
Sinceramente, depois dessa experiência, penso em deixar de enviar novas indicações. Por mais que eu goste de contribuir, não vale o risco de ser impedido de jogar novamente, como aconteceu agora, justamente em um dos períodos mais esperados do ano.
Gosto demais do Pokémon GO e de tudo o que ele representa, mas espero que situações como essa possam ser revistas, para que jogadores apaixonados possam continuar ajudando o jogo a crescer, sem medo de serem penalizados por tentar fazer o bem.